Autor: Charles Dyer e Mark Tobey
Editora: BV Books
Páginas: 200
Sinopse: Com o Estado Islâmico em ascensão, o que precisamos saber? Estado Islâmico do Iraque e da Síria (EIIS) - um nome que inspira medo; um grupo que está ganhando ímpeto. Horrores inéditos estão assolando o Oriente Médio, e o Estado Islâmico pode ser responsável pelos piores desses eventos. E ainda há muito do que não sabemos sobre esse grupo.
De onde vem? Quem são eles? Como se distingue de outros grupos terroristas? O que Israel pensa sobre o EIIS? Que impacto esses eventos podem ter sobre os Estados Unidos?
A Crise Estado Islâmico ISIS - EIIS, dos autores Charles Dyer e Mark Tobey, abordam essas e muitas outras perguntas. Tomando por base a História, os eventos atuais e a profecia bíblica, Dyer e Tobey guiam os leitores pela raiz dos conflitos do Oriente Médio. Em seguida, eles exploram o papel do Estado Islâmico em todos esses eventos.
"Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testamento que deram; diante da morte, não amaram a própria vida." Apocalipse 12:11
Esta não é uma resenha do livro, mais sim uma apresentação dele. Como não entendo tudo sobre este assunto (a única hora que realmente lia sobre ele era na escola, pelos textos que os professores passavam) não achei correto fazer uma resenha, pois não sei dizer até que ponto este livro ajuda a entender do assunto e até onde as coisas descritas estão corretas.
Se você é uma pessoa que se interessa por livros de história, por saber mais do Estado Islâmico, por leitura de qualquer tipo - recomendo que leia e assim descubra se ele pode lhe ajudar em algo.
O livro conta a história de como surgiu o EIIS, que ele faz parte de um contexto maior que envolve a história, a religião e a política do Oriente Médio. E também explica que muitas das decisões e acontecimentos que ocorreram na Primeira Guerra Mundial interferiram no resultado do que vemos hoje em dia.
Além disso, temos um momento para voltar a escola, relembrando a diferença entre os grupo Xiitas e Sunitas, entre otomanos, assírios e curdos. O próprio livro traz algumas razões para fazermos a leitura dele, então vou deixar uma abaixo para vocês.
Entender melhor Israel, um país e um povo rejeitado pelas nações circunvizinhas e pelo mais amplo mundo islâmico. Um entendimento superficial do Oriente Médio pode levar à conclusão de que essa rejeição foi causada pelo nascimento do Estado Israelita em 1948, o que deslocou muitos árabes para outros territórios, como por exemplo, a Cisjordânia.
O livro é bastante detalhado em termos de diagramação, possui mapas, frases e relatos. Muitos itens que ajudam a entender e visualizar melhor os cenários. Apesar das folhas serem brancas e incomodar um pouco durante a leitura. Ele também não possui abas.
Livro cortesia da BV Books no Encontro de Blogueiros da Aliança.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe seu comentário aqui