Autor: Meg Wolitzer
Editora: Globo Alt
Páginas: 287
Compre: Amazon
Sinopse: Fui mandada para cá por sua de um garoto. Seu nome era Reeve Maxfield, eu o amava e então ele morreu, e quase um ano se passou e ninguém sabia o que fazer comigo. Por fim, ficou decidido que o melhor seria me enviarem para esse lugar, como diz o folheto, um internato para adolescentes "emocionalmente frágeis e altamente inteligentes".
"Uma moderna celebração do poder sagrado e transcendente da leitura e da escrita." The New York Times
"Um conto mágico sobre um colégio interno e uma história de amor sobrenatural." Glamour
O mundo muitas vezes não é um lugar justo. Se fose, Jam Gallahue estaria em sua casa em Nova Jersey, com Reeve Maxfield, seu namorado, trocando beijos entre as estantes da biblioteca e espalhando aos quatro ventos o quanto eles estavam apaixonados. Se o mundo fosse justo, Jam não estaria presa em um internato para adolescentes emocionalmente instáveis. Se o mundo fosse justo, Reeve não estaria morto.
O que Jam ainda não sabe é que ao ser escolhida para a exclusiva turma de Tópicos Especiais em Inglês, sua vida e a forma como vê o mundo está prestes a mudar. Capitaneados por uma professora misteriosa e inspiradora, um grupo bastante exclusivo de alunos se se reúne todas as semanas para estudar a obra de Sylvia Plath. Enquanto leem "A Redoma de Vidro", romance da autora que se confunde com as experiências pessoais da classe, cada aluno deve, assim como fez Plath mais de cinquenta anos antes, escrever um diário. Á medida que as páginas são preenchidas, eles são levados para um universo paralelo chamado de "Redoma", onde as tragédias que os levara até o internato jamais aconteceram e eles têm a chance de voltar às suas antigas vidas por algumas horas. Na Redoma, Jam pode novamente sentir os braços de Reeve ao redor de seu corpo e beijar seus lábios quentes. Lá, eles se amam e tudo ainda parece estar bem. Quando as páginas do diário se aproximarem do fim, os alunos terão que decidir encarar as verdades que não desejam ver e tomar novamente as rédeas de suas vidas ou permanecer para sempre em um mundo de ilusão.
"Está tudo desmoronando e agora nós sabemos disso."
Redoma é um livro magnifico! Tanto em sua proposta, quando em seu desenvolvimento e sua escrita. Meg Wolitzer criou um mundo novo baseado em tudo aquilo que já sentimos alguma vez na vida, o que me fez ficar totalmente presa neste livro e pensando sobre tudo que já fiz na vida - parecido com isso.
Todos nós já tivemos problemas que tivemos vontade de esquecer. Já tivemos alguma fase na vida em que sentimos que aquilo não serve mais, que estamos só existindo e não vivendo. E se tivéssemos a oportunidade de esquecer tudo aquilo e viver nossas alegrias novamente? Mesmo que por algumas horas no dia, aceitaríamos sem pensar duas vezes.
Aceitaríamos porque temos medo de encarar a realidade, temos muitas vezes medo de mudar e medo do desconhecido. O que é bom, mas também é ruim. Jam sofre exatamente com isso, ela sofre com o fato de ter perdido tudo aquilo que ela amava e que lhe fazia bem e com um passo de mágica ela pode ter tudo novamente.
O problema é no final, quando as páginas do diário acabarem e aquela magia também. O que devemos fazer? Devemos mudar e seguir em frente ou devemos permanecer naquele estado de ilusão? Este é o dilema de Jam e também de muitas pessoas.
O que me encantou no livro foi isso, o poder que ele tem de te fazer pensar na vida e nas decisões que você toma. O poder que uma simples escolha traz para você e para tudo aquilo a sua volta. Meg Wolitzer soube escrever com perfeição todos esses problemas, e de uma forma muito criativa.
A capa do livro é muito bonita e a diagramação e simples, mas com folhas amareladas.
Obrigada demais a Globo Alt pelo livro e também a Aliança de Blogueiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe seu comentário aqui