18 de novembro de 2012

Bill Condon fala sobre Amanhecer-Parte 2 com Huffington Post


Bill Condon Beaking Dawn
Antes de assumir as últimas partes da saga “Crepúsculo”, “Amanhecer – Parte 1″ e “Amanhecer – Parte 2″, Bill Condon era mais conhecido por sua contribuição por filmes musicais modernos: Ele escreveu o roteiro do filme indicado e ganhador do Oscar de 2002 “Chicago” e escreveu e dirigiu o filme “Dreamgirls” de 2006. Por que ele queria enfrentar os vampiros e lobisomens do fenômeno do beste-seller mundial de Stephenie Meyer?

“O que eu procurei nisso, e a razão pela qual eu me envolvi, é que era uma série que estava aberta a interpretações drasticamente diferentes”, Condon, um nova-iorquino que ganhou um Oscar por escrever “Deuses e Monstros”, disse à HuffPost Entertainment em uma entrevista recente. “Se existisse um modelo já estabelecido, eu não acho que eu teria me interessado. Para mim, este foi um total e não-irônico drama romântico. Essa abordagem me atraiu.”

Isto também pareceu agradar agradar aos fãs : “Amanhecer – Parte 1″ arrecadou US$700 milhões em todo o mundo, e a “Parte 2″ está a caminho de ter o fim de semana de maior abertura de qualquer filme da série.

Condon falou à HuffPost Entertainment sobre as complicações em fazer “Amanhecer – Parte 2″, para onde as estrelas Kristen Stewart e Robert Pattinson vão seguir, e por que ele decidiu mudar o final do livro.
Você esteve com essa franquia por alguns anos agora. Qual foi a maior surpresa que você encontrou?
Eu nunca tinha feito um grande filme de efeitos visuais. Há o dobro de efeitos visuais no segundo filme – há mais de 2.000 shots – do que havia no primeiro. Nós começamos cortando aquilo quando o primeiro filme foi lançado – há um ano. Eu não sabia o quão intenso o processo seria. Nós estávamos terminando até alguns dias atrás. Parece como se estivesse em produção por ano inteiro. Há muito trabalho a fazer. São longos dias e seis dias por semana. A coisa que eu aprendi é que filmes como este há mais trabalho na pós-produção do que na produção.

A outra coisa complicada é que o público de hoje são condicionados a detectar efeitos especiais ruins. Imagino que isto torna a tarefa ainda mais difícil?
Haviam tantos shots onde haviam cinco técnicos diferentes trabalhando ao mesmo tempo. Caras colocando os lobos, outras pessoas estão trabalhando no poder de Bella, outras pessoas estão colocando o plano de fundo e neve. É uma loucura. Além disso, fazendo um lindo trabalho em alguns dos atores. É incrivelmente complicado. A única coisa que meio que continua nos assombrando era o fato de que você só sabia quando algo não parecia certo. Você pode obter 1.900 shots certos, mas se alguns realmente ficar estranho, as pessoas vão dizer: “Ah, isso teve efeitos fracos.” Você realmente não consegue ir tão longe. Mais uma vez, porque isso é realmente diferente do objetivo e estilo dos outros filmes – este realmente é um filme de total ação – Eu acho que a pressão era para realmente acelerar o nosso jogo.

Você também teve que acelerar o crescimento de Mackenzie Foy, que interpreta Renesmee.
É exponencialmente mais difícil, porque este é um personagem que toda vez que ela sai do quarto e volta, cresceu alguns centímetros. São todas essas mudanças sutis. E também imaginar como Mackenzie Foy pareceria com a idade de 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 anos. Além disso, não é só isso que é Mackenzie – ela está interpretando uma criatura que é metade homem e metade vampiro. Então, acrescentando este aspecto a isso. Ela não é uma pessoa totalmente real. E o rosto de qualquer pessoa muda de shot em shot com base no ângulo. Os rostos das pessoas – o que sabemos sobre eles – se evapora rapidamente. Então, fazendo tudo isso e aplicando a uma pessoa imaginária que, então, tem que se emocionar e se conectar e falar – Era o próximo nível de desafio

Escalar Renesmee foi difícil?
Eu estava apavorado com isso, e acabou sendo extremamente fácil. Mackenzie Foy veio muito cedo e apenas vendo-a inicialmente – ela ainda é bonita, mas ela poderia ser a filha deles [Robert e Kristen]. Conhecê-la e ver que ela é uma pessoa tão doce e aberta e não corrompido por um monte de atuações infantis – a encontramos e dissemos, “É isso”.

Quando você está trabalhando com um filme tão carregado de efeitos visuais, é difícil conseguir as performances que você quer dos atores?
Felizmente, eles estão fazendo isso há um tempo. Mas, seus personagens têm poderes neste filme. Há uma bela ideia aqui que a razão de Edward estar interessado em Bella, em primeiro lugar, foi a de que ele não sabia ler ela. Ela é um mistério, em outras palavras. Que é o que nos atrai para as pessoas, sabe? Ainda mais é essa qualidade que ela desenvolve quando ela se torna um vampiro: ela tem um escudo real ao redor dela, e ela é capaz de projetar isso para proteger outras pessoas dos maus poderes. Então, em alguma coisa assim, é só contar com Kristen para sugerir como o escudo é lançado para fora e os outros atores dando uma noção de onde ele está. É tudo sobre ter atores tão bons e comprometidos, que realmente trabalharam duro para tornar a sensação real.

Que tipo de carreira você acha que Kristen e Robert terão, pós-”Crepúsculo”?
Eu acho que eles vão ter carreiras extraordinárias, tanto na frente como atrás das câmeras. Kristen tem estado nos sets desde que ela era criança e ela sabe fazer filmes tão bem que eu poderia imaginá-la dirigindo seus filmes há muito tempo. Rob, eu acho, é provavelmente um escritor realmente maravilhoso. Ele tem uma abordagem extremamente analítica a tudo. Ele ataca as coisas como um escritor, e ele reescreveu algumas coisas para nós e tem feito isso em outros filmes. Eu podia vê-los fazendo isso. Na frente da câmera, eles estão evoluindo e ficando muito confortáveis com quem eles são. Nós prestamos atenção a isso acontecendo durante esta série. Eu acho que nós apenas arranhamos a superfície do que eles vão fazer.

Este filme vai ser interessante para Kristen, também, porque ao contrário das outras pessoas desta série, ela acaba em um lugar muito diferente de onde ela começou. Bella como vampira tem qualidades que Bella tem e as torna mais fortes, por isso ainda é Bella, mas é uma interpretação muito diferente.

Um dos aspectos mais controversos de “Amanhecer – Parte 2″ é Jacob tem um imprinting com Renesmee e se apaixona. Foi difícil convencer Taylor Lautner, que interpreta Jacob, que não iria acabar sendo bizarro?
Como acontece com todos eles, nós conversamos muito sobre isso, mas a razão pela qual me senti muito confiante sobre isso vem, mais uma vez, de qualidades que ele tem. Ele é um ator muito bom. Então, quando ele olha para Renesmee ele pode expressar o amor sem que tenha qualquer tipo de conotação assustadora. A intenção e a escrita eram de algo puro e natural. Isso, obviamente, tornou-se controverso e divulgado como algo assustador. Mas com ele, eu acho que você verá que não há nenhum fator bizarro, mesmo.

Uma das coisas que me surpreendeu é como esse elenco tem permanecido junto, mesmo em face da enorme fama enorme e polêmica dos jornais. Por que você acha que isso ocorre?
Eu acho que é porque todos eles cresceram juntos. Imagine algo como isto acontecendo com três pessoas com essa idade da vida enquanto eles estão se tornando quem são eles? Eu acho que eles estão muito ligados por seu senso de proteção ao outro. Eu sempre senti isso. É interessante agora porque, para mim, este filme tem sido algo que eu tenho continuado a trabalhar – Eu ainda estou fazendo isso. Para eles, há uma grande parte do set em um campo que nós filmamos dois anos atrás. Terminamos este filme em abril de 2011. Então, um ano e meio atrás. A sensação aqui neste dia de imprensa é como o reencontro da turma do colegial.

Há especulações sobre uma regravação de “Crepúsculo” em alguns anos. É algo que você gostaria de ver?
Eu não tenho ideia, honestamente. Eu sei que não farei parte dela, por isso não é sobre mim [risos].

“Amanhecer – Parte 2″ altera um pouco o final do romance. Sem spoilers, mas por que você decidiu fazer alguns ajustes?
É um meio visual. Stephenie teve uma ideia interessante, que é que você pode falar qualquer coisa, e eu acho que informa parte da maneira como esses livros são construídos. Quando você está em um meio dramático, que também é visual, no entanto, é preciso mudar as coisas. Então, você vai para o mesmo lugar, mas de uma maneira diferente.

Sem comentários: