23 de abril de 2014

Filmtv: Notas de produção de "Maps to the stars"



MAPS TO THE STARS: ENTRE OS FANTASMAS DE HOLLYWOOD
Escrito por Bruce Wagner e dirigido por David Cronenberg, Maps to the stars fala sobre a beleza áspera de Los Angeles com sua história triste e trágico-cômico de uma família de Hollywood, cujos membros, lutam com os fantasmas de seu passado implacáveis, mostram como a fama, o sucesso e apreço, têm um custo alto a pagar.

O resultado de um trabalho [esforço?] que durou duas décadas, o roteiro de Maps to the stars volta ao início dos anos noventa e é baseado na experiência pessoal do próprio Wagner, que antes de se tornar um escritor, trabalhou como motorista de limusine (que inspirou o personagem interpretado por Robert Pattinson no filme), em Hollywood e viveu perto da turbulência de um ambiente composto de contradições, de glória e de maldade, ambições e ilusões, e do sucesso repentino e quedas sensacionais. [Gênero?] A total mudança de gênero e afasta as questões que o tornaram famoso, com Maps to the stars, Cronenberg produz um drama anormal que no seu centro está a família Weiss: um pai, um filho adolescente e galã recém saído da reabilitação, a intenção da mãe em manter um alto preço por seu filho ator, e uma filha misteriosamente cheia de cicatrizes e obcecada com a tentativa de encontrar o seu [dela?] lugar no círculo familiar. Mistério intervém na dinâmica da família Weiss, no entanto, como uma série de aparições de fantasmas, memórias de mistura, esperanças fugazes e as necessidades não satisfeitas, refletem o foco contemporâneo sobre temas como a morte, depravação e ressurreição.


Filmado em Toronto e Los Angeles, Maps to the stars conta com o diretor de fotografia Peter Suschitzky (fiel colaborador de Cronenberg, desde os dias de Dead Ringer), a desenhista de produção Carol Spier, figurinos de Denise Cronenberg e música de Howard Shore.

PERSONAGENS PRINCIPAIS
No centro do Maps to the stars esta o caráter de Havana Segrand, uma das mais famosas atrizes de Hollywood, mas sempre na sombra de sua mãe Clarice Taggart, uma atriz ainda mais famosa que morreu em um incêndio. Interpretando Havana e Clarice, sua mãe, são, respectivamente, Julianne Moore e Sarah Gadon, [que estão] chamados a forjar uma relação entre mãe/filha que ainda não sabe os limites da morte. Mostrando nenhuma vergonha, Havana é uma mulher que vive completamente isolada em um mundo de ficção, uma vez que é como se tivesse uma família e está muito irritada com sua mãe para a maneira em que, de acordo com ela, ela tinha sido abusada. O caos emocional que marca Havana toma um rumo ainda mais sombrio quando o papel de sua mãe* em um próximo filme pode ser destinado a outro e não a ela, fazendo-a ver o fantasma de Clarice em momentos inoportunos. [*Em certos momentos da história, aprendemos este é o papel que fez de sua mãe, Clarice, uma famosa atriz]

À primeira vista, a família Weiss parece viver uma vida feliz, porém, olhando para eles de perto você pode ver que a sua fama, riqueza material e honrarias, são apenas um teste decisivo para dúvidas, decepções e segredos perigosos, que vêm à tona com a entrada de Agatha, a filha que tem estado longe de casa por um longo tempo devido a problemas psiquiátricos, como resultado de um trágico acidente que a deixou terrivelmente marcada com cicatrizes e queimaduras no rosto e nas mãos. Trazido para o palco por Mia Wasikowska, Agatha chega em casa e, por sorte, está trabalhando ao lado de Havana.

A última pessoa que queria ver Agatha na família [de novo] é o pai, Sanford, um guru que atua como psicólogo na TV, oferecendo platitudes da nova era e dando conselhos para as pessoas. Interpretado por John Cusack, Sanford tem uma série de clientes/celebridade - uma delas é Havana Segrand e está fortemente ligado ao sucesso do filho o adolescente Benjie, estrela de uma série de televisão. Benjie está tentando fazer sua carreira ressuscitar, após terminar sua reabilitação por causa de um problema com drogas, mas é forçado a confrontar o fantasma de seu espírito adolescente. Sempre defendendo Benjie ao máximo, é o seu gerente-mãe, Cristina, interpretada por Olivia Williams.

Voltando-se para Los Angeles, Agatha desenvolve uma sólida amizade com Jerome, seu motorista de limusine. Interpretado por Robert Pattinson, Jerome é um aspirante a escritor que continua trabalhando como motorista e é o único personagem da história que não é tocado pela loucura ou por um fantasma.

Fonte | Via | Via

Sem comentários: