11 de junho de 2012

ROBERT PATTINSON: ”EU QUERO ESTRANGULAR QUEM INVENTOU ESTA COISA DE R-PATZ”

Ele foi de Edward Cullen, de Crepúsculo, a estrela do último filme de Cronenberg. Mas isto não significa que ele está feliz
"Eu realmente não sei como aceitar o que sou," disse Robert Pattinson enquanto tomava alguns goles em um enorme copo de Coca. ""Nada me importa além das pessoas com opiniões negativas. É literalmente isso. Isso sempre me leva para a próxima coisa. É engraçado, você se concentrar apenas sobre eles e, em seguida, no próximo filme. Essa é a única coisa que você está pensando quando sai."
Para alguém com o mundo aos seus pés - ele tem a franquia Crepúsculo atrás dele e o drama congelante de David Cronenberg, Comopolis, como seu próximo filme - Pattinson dá uma boa impressão de um homem atormentado com perguntas sobre si mesmo. "Eu nunca me levei a sério como ator," ele disse, dentro de um vôo da Alemanha, onde, a propósito ele diz que todos parecem odiá-lo.
"É surpreendente o amontoado de pessoas que acham que serei realmente silenciado", ele diz. "Acho que eles pensam que qualquer um que tenha feito filmes adolescentes é apenas um idiota. Eu não sei, talvez eu seja. Alguns dos melhores atores, se você falar com eles, eles não são as pessoas mais espertas no mundo."
Eric Packer, o personagem que Pattinson interpreta em Cosmopolis não é estúpido. O filme, uma adaptação do romance de 2003 de Don DeLillo se passa mais na limusine de Packer, centrado em um garoto financeiro que está fazendo sexo, tendo um dedo inserido em seu botão (em um exame de próstata ambulante), engajando-se em longos monólogos exagerados, perdendo grandes somas de dinheiro, fugindo de um assassino, em busca de um corte de cabelo, ou todos os itens acima. O filme estreou este ano no festival de cinema de Cannes. A maioria dos comentários foram positivos, especialmente em favor de Pattinson, mas, francamente, poderia ter ido a ele de qualquer maneira. Não é o mais facilmente palatável de filmes.
"É tão diferente dos outros filmes, e esta é uma das razões pela qual eu quis fazê-lo. Você lê o roteiro e fica como, "Isto está sendo realmente feito? Se passa em um carro, há tantas conversas sobre economias experimentais."
"É engraçado. Teve tantas reações divididas em Cannes," Pattinson disse, antes de confessar que procurou compulsivamente por estas reações. "Eu estava sentado no carro voltando da conferência de imprensa, lembrando, lembrando, lembrando no meu celular. Eu realmente nunca fiz algo que as pessoas tenham odiado, ou realmente, realmente leram a respeito. "É tão diferente dos outros filmes, e esta é uma das razões pela qual eu quis fazê-lo. Você lê o roteiro e fica como, "Isto está sendo realmente feito? Se passa em um carro, há tantas conversas sobre economias experimentais, e está tendo uma grande abertura? Mas acho que é importante, faria muito para pegar filmes assim no cinema de novo. Há alguma coisa estranha que aconteceu onde a única coisa que pode ser mostrada é um filme de super herói que custou $250 milhões para ser feito. É a coisa mais ridícula de todas."
Claro, Pattinson teve sua parte neste ridículo. Ao interpretar o abstêmio sugador de sangue Edward Cullen na série Crepúsculo em cinco partes (a última parte que estreia este inverno) ele fez dois e meio bilhões de dólares com a Summit Entertainment e se tornou um objeto sexual internacional adolescente. Passando para um papel que não será fácil, e isso não é a primeira tentativa de Pattinson na partida.
Havia também, para citar apenas dois, Bel Ami, deste ano, a adaptação do romance francês de 1885, que, como Pattinson diz, "meio um que veio e se foi", e Água Para Elefantes (2011), outra adaptação de livro relativamente sorrateiro em que ele co-estrelou com Reese Witherspoon como um veterinário de circo. Nem particularmente o ajudou a estourar no mainstream da atuação. Agora é Cosmopolis, e um papel em que Pattinson parece igualmente emocionado e perplexo sobre ele.
"Não é nada parecido com algo que eu realmente tenha feito antes, e realmente não entendo isso," disse Pattinson, 26, mastigando um palito de dente agora, em parte para livrar-se dos restos de um Quarteirão com queijo e em parte porque ele é tentando deixar de fumar.
"Continuei questionando David, 'O que você tem visto?' Apenas pensei, 'Por favor não deixe isto ser algo financiado.'" Ele parou. "Mas você precisa se emporcalhar na credibilidade de outras pessoas, porque as pessoas julgam tanto. Uma vez que você causou uma imprenssão, é isto. Planejei que levaria uns 10 anos para isto se dissipar, então chegar a Cannes no ano que [Crepúsculo] está acabando foi bastante ridículo."
Cannes, parece, ter sido um enorme negócio para Pattinson. Enquanto ele e sua namorada Kristen Stewart, sua co-estrela nos filmes de Crepúsculo, se tornaram obsessão para os paparazzis e fãs durante a noite, você sente que ele ainda tem que ficar em paz com sua fama. Um galã relutante, hoje ele usa um capuz preto, uma camiseta cinza por baixo de outra branca, jeans preto e tênis preto. Não há nada nele que diga superstrela, dar ou tomar as características esculpidas e a mente aberta. Também não há muito que projete a confiança que você esperaria de alguém que tinha se dirigido ao topo de uma das indústrias mais competitivas do mundo.
"Todos gostaram da história de violência e promessas orientais [de Cronenberg], mas elas são mais acessíveis do que isto," ele disse. "Isto me deixa nervoso, porque achei que todos gostariam de ver Viggo Mortensen atirando nas pessoas, e isto é apenas sentar por aí e falar sobre mercados monetários. Mas as primeiras revisões foram boas, e eu nunca realmente senti isto com um filme. É definitivamente o filme mais bem revisado que já fiz. Na maior parte do tempo, eu não as leio, especialmente sobre os filmes de Crepúsculo, onde as pessoas estão sobrecarregadas pelo que suas opiniões de relevância cultural sobre isto. Mas com este, eu li muito, e estava horrorizado.
Cosmopolis, sem nenhuma intenção verdadeira, encontrou-se em um zeitgeist. Assim que as filmagens do filme começaram, fizeram o movimento Occupy. No filme, Packer é conduzido através de Nova Iorque, passando de protesto em protesto sobre as falhas de uma sociedade capitalista. Na vida, Pattinson encontrou as imagens que estava filmando sendo espelhadas em canais de notícias.
Mais uma vez, de qualquer jeito, suas lembranças estão coloridas com ambivalência. "Lembro quando o Occupy aconteceu em LA," ele disse. "Conhecia um bando de atores que foram para lá. Todos eles dirigiram até lá, porque ninguém pegava trem, e estacionavam longe pois não queriam ser vistos dirigindo livremente seus Audis, e então entravam no trem. Eu estava como, 'O que você está fazendo? Você provavelmente está arruinando isso para as outras pessoas!' Acho que é meio que uma bolha; você quer dizer coisas, mas você está sendo hipócrita. Eu realmente nunca estive em posição de dar a minha opinião sobre coisas políticas antes, isto realmente não aparece. Mas de repente você tem que tomar uma quantidade  enorme de responsabilidade."
A carreira de Pattinson a este ponto não tinha dado a ele mais do que uma oportunidade para desenvolver sua enorme harmonia com o público de sua própria idade, ou mais velho. Mas Pattinson é uma escalação interessante para Cronenberg. O mais recente filme do diretor, A Dangerous Method, tinha Michael Fassbender dando palmadas em Keira Knightley, enquanto Viggo Mortensen analisava cada movimento (Mortensen, claro, sendo o seu favorito). Mas, de quase todas as entrevistas de Cronenberg, parece que ele não tem nenhum arrependimento em escalar Pattinson de sonhos adolescentes para a frente de um assunto tão complexo. E enquanto Pattinson admite tirar sua cabeça do roteiro não foi tarefa fácil, você sente que ele espera que o compromisso de justificar a tomada de risco de Cronenberg poderia mudar sua carreira.
"Quando cheguei nessa parte", diz ele, ajeitando o boné, "cada artigo que saiu, foi," luta R-Patz pela credibilidade!, 'Eu não entendo quem inventou essa coisa, "R-Patz', eu quero estrangulá-lo. Mas, uma vez que você deu esse passo, tudo o que depois não é assim, "a luta de R-Patz pela credibilidade continua! Você tem que vir com algo mais, então fica um pouco mais fácil. Eu sempre fui uma bosta em audições. Desde Crepúsculo, eu fiz duas. Uma delas foi para um trabalho que eu estou fazendo agora, e foi muito difícil. Dois testes realmente, realmente longos que todo mundo estava indo para cima. Eu estava tão feliz depois, quando eu consegui. E foi puramente por causa de Cosmopolis que eu estava pensando, 'Você pode ir e fazer isso como ator, em vez de ir apenas como o cara de Crepúsculo, porque você tem algum valor estranho agora.'"
De cada revisão positiva, será a negativa que ficará com Robert Pattinson. Mas se nossa conversa é algo passageiro, parece que ele está balançando a auto-censura que veio de ser o rosto de uma marca de filme enorme. Se isso acontecer, ele só poderia começar a se divertir, também. 

Fonte: Guardian

Sem comentários: