17 de setembro de 2015

Bienal do Livro Rio...

Então, a Bienal acabou :( Demorei a fazer essa postagem porque estava descansando. Foram 11 dias muito intensos, animados, cansativos e cheios de coisas boas! Comprei vários livros novos, "roubei" diversos marcadores, conheci pessoas incríveis, revi gente maravilhosa, encontrei com a Carina Rissi na praça de alimentação \o/ hahah A Bienal foi totalmente maravilhosa em todos os sentidos. Estou morta de cansaço? Sim! Fiquei com dor nas pernas? Sim! Mas valeu a pena, faria tudo de novo milhões e milhões de vezes.

Essa postagem vai ficar gigantesca se eu colocar tudo que rolou na Bienal toda, então vou resumir.

1. Os estandes das editoras estavam lindos demais! O que eu mais gostei foi o estande da Universo dos Livros eles deveriam ter ganhado o prêmio de estande mais lindo.

 

2. Achei a Bienal muito mais organizada em termos de distribuição de senhas, entrada, autógrafos, compras de livros... resumindo, tudo! A ideia de criar diversos espaços para bate papo e sessões de autógrafos, assim como a distribuição de senhas foi muito boa. Evitou tumulto em muitos estandes e facilitou a vida das pessoas que queriam ver os autores. 

3. Foi a maior Bienal de todos os tempos! Com mais de 676 mil pessoas! É muita gente. É bom ver que as pessoas estão se interessando cada vez mais pelos livros. 

4. Nem todos os estandes tinham livros baratos, alguns tinham promoções muito boas enquanto outros colocavam os livros mais caros que nas livrarias. Pra mim a intenção da Bienal é que possamos comprar os livros a um preço mais em conta, não achei de muita inteligência colocar os livros caros. Reparei que muitas pessoas deixaram de comprar a quantidade de livros que gostaria por isso. 

5. AUTORES NACIONAIS! Tinha muitos autores nacionais, e quando eu digo muitos, quero dizer muitos mesmo! É lindo ver que a cada dia que passa as editoras dão mais importância aos autores daqui. Não vou dizer que todos são maravilhosos, porém uma grande parte é boa. Então não saiam por aí falando menos dos nacionais, eles merecem mais destaque! 

6. Tenho que contar um segredo: é mais fácil encontrar os autores passeando na Bienal do que na hora das sessões de autógrafos. A Carina Rissi, a primeira vez que encontrei com ela na Bienal a fofa estava na praça de alimentação. A Vanessa Bosso eu encontrava em todos os cantos, menos no estande da Novo Conceito. A Lu Piras, Samanta Holtz, Kel Costa, Carolina Estrella, Babi Dewet, Graciela Mayrink, AC Meyer, estão juntas nesse tópico. 

7. Uma coisa que eu não achei certa das editoras foi colocar muitos dos lançamentos para depois da Bienal. Minha gente, seria tão perfeito poder comprar Grey, Bela Redenção e Destinado na Bienal. É só uma dica pros próximos anos, okay? 

8. O estande da Qualis Editora estava divando! Cada autora da editora ganha uma bonequinha a entrar na editora, e elas colocaram essas bonequinhas no estande. Ficou lindo demais! Mereciam um prêmio de estande mais fofo!


9. Outra novidade da Bienal esse ano foi a transmissão ao vivo de alguns bate papo, a ideia foi fantástica! Sem mais. Quem não pode ir na Bienal tinha como acompanhar de casa o que estava acontecendo, e quem estava fazendo outras coisas ou não conseguiu senha, também podia acompanhar. Usem isso todos os anos!

10. Coisas fundamentais: espaço com sofás para descansar e carregar o celular. Isso tinha que ter SEMPRE. 

A Bienal do Livro Rio agora é apenas em 2017, mas nada impede que você já vá entrando em forma para se preparar para mais uma Bienal incrível! 


Agora é me preparar para a Bienal do Livro de Pernambuco que acontece entre os dias 02 e 12 de outubro de 2015. Alguém ai vai?

Obrigada especialmente a equipe da Bienal que foi um amor comigo em todos os momentos (vocês são uns fofos!), a equipe da Qualis Editora, da The Gift Box e a blogueira Elimar Souza. Sem vocês a Bienal não teria sido nada! 

Fotos da Bienal estão disponíveis no álbum aqui