17 de agosto de 2016

Especial Bienal do Livro: Dicas de Sobrevivência

Ontem eu respondi as perguntas de vocês sobre a Bienal, e hoje, como prometido, trago algumas dicas de sobrevivência para esses 10 dias tão loucos! Essas dicas foram apresentadas por mim e pela Mari do blog Maravilhosas Descobertas, no evento de Aquecimento da Bienal, que fizemos aqui no Rio no ano passado. 

Se você tiver mais alguma dica, compartilhe conosco. E espero que as nossas, ajudem vocês :)



1. Na Bienal de São Paulo eu fui apenas um dia em 2014 e reparei uma coisa muito importante em relação á Bienal do Rio, ai é bem mais quente e o espaço é bem menor. Então vá o mais confortável possível! Com roupas leves e que deixem você bem á vontade, para não correr o risco de ficar morrendo de calor (e acabar passando mal) e também conseguir aguentar o dia todo. 

2. Vai comprar muito e não quer gastar com guarda volume? O ideal é levar uma mala. Porém tome cuidado para não levar uma muito grande e acabar atrapalhando você nos stands e também as outras pessoas na hora de andar. 

3. Leve somente o necessário, não fique pensando "mas se eu quiser usar isso?" Não pode! Coloque uma garrafa de água, um lancinho, câmera (se for tirar foto com os autores) e uma canga (caso não goste de sentar no chão liso). Quanto menos coisa levar, menos peso irá carregar. E também menos atenção irá chamar, nosso país não é um dos mais seguros á noite. 

4. Chegar cedo é super importante, ainda mais se você quiser curtir tudo da Bienal. Chegando no horário você consegue acompanhar tudo, dar uma volta antes de fazer suas compras e não fica tão preocupado com horários. 


5. Faça uma lista antes de ir com todos os livros que deseja comprar, e compare todos os preços na internet. Assim quando chegar você sabe exatamente aqueles livros que deseja e também quanto eles custam aqui fora, para não correr o risco de cair em falsas promoções. 
Eu já vi o Submarino fazer promoções no site durante a Bienal, com livros super em conta. Se puder dar uma olhada antes de sair comprando na Bienal, pode economizar uma grana ;)

6. Saber de cor a programação é meio complicado, mas anote e leve. Assim você já sabe onde deve ir e os horários para não ficar totalmente perdido lá. Quando chegar procure os mapas e pegue um, depois saia mapeando os stands que deseja visitar e facilite á sua vida. 

7. Quem é daqui do Rio e vai pra Bienal (euzinha) pode estar imaginando que é a mesma coisa, mas não é meus carioquinhas. A Bienal de São Paulo ocupa apenas 1 pavilhão, digamos assim, enquanto a do Rio tem 3. 
Devem estar pensando "menos espaço?" Sim, muito menos espaço e muito mais editoras. Em São Paulo é muito mais cheio, mais apertado, mais tumultuado, mais tudo! Então se preparem e tomem um chazinho antes para não chegarem lá querendo arrancar os cabelos. 


8. Como já disse na dica 6 ter uma programação é muito importante. Então não deixe de fazer a sua. As editoras estão sempre postando no Facebook todos os lançamentos e eventos, assim como os autores, então dê uma olhadinha para saber em todos aqueles que deseja ir. 
Também irei fazer algumas postagens no blog com esses eventos :) 

9. Comprar o ingresso antecipado poupa você de ficar um bom tempo na fila quando chegar na Bienal para comprar na hora, e ainda garante um desconto se comprar mais de um. Então acessa logo o site e compra o seu!

10. Você não tem muita paciência ou é meio estressado? Toma um chá antes de ir ou nem aparece lá. O local vai ter fila pra todo lado que você olhar, as vezes rola umas confusões, e diversos outros acontecimentos que para uma pessoa sem paciência não funciona. Então se prepare, vá sabendo que todo tipo de coisa pode acontecer lá no dia, porque pode. Já teve gente pisoteada, que perdeu sapato, que perdeu amizades... Tudo por conta de senhas para autografo. 
Então toma um chazinho de camomila e vá bem na paz pra Bienal. 


11. Editoras pequenas costumam fazer bastante promoção na Bienal e as vezes compensa muito comprar os livros deles. Porque? Quando uma editora pequena vende um livro na internet ela usa os correios para entregar, o que deixa o frete bem caro. Na Bienal não tem frete, o que já deixa ele muito mais em conta. As editoras querem que acabe todos os livros que levaram para lá, então costumam lançar promoções para que eles acabem mesmo. Principalmente no último dia. Então não deixem de passar nas editoras menores, pode achar um livro incrível, a um preço maravilhoso e também dá a sorte de encontrar o autor por lá. 

12. Máquina de cartão costuma não funcionar muito bem dentro do Anhembi, a quantidade de reclamações em relação ao sinal é absurda. Então o ideal é usar dinheiro, além de poupar tempo de ficar esperando sinal da máquina, ainda pode conseguir promoções em alguns lugares por pagar à vista. 
Se for levar muito dinheiro, saque nos caixas eletrônicos da Bienal, não é legal ficar passeando com muito dinheiro. 

13. Fazer o orçamento é tudo! Você precisa ir ciente de tudo que pode gastar lá dentro, para não sair cheio de dividas e assim acabar com a alegria da ida. Se você vai mais de um dia, monte um planejamento de quanto pode gastar á cada dia. Se vai apenas um dia é mais fácil, mas vá sabendo o máximo que pode gastar. 


14. Assim como na dica 3, voltamos ao ponto do que levar. Não leve muitas coisas, só vai piorar a vida da sua coluna e dificultar o seu dia. Pense bem em tudo que vai levar e tente tirar todo o desnecessário. 

15. A Bienal costuma ter uns pontos de encontro pré marcados, não vá neles! Fica tanta gente lá que é impossível achar qualquer pessoa. Marque em lugares que costumam ficar mais vazios ou que seja fácil para você ver as pessoas ali. Como nas paredes perto das portas da praça de alimentação, ao lado de stands menores de editoras, na saída de alguma atividade. 


16. Os mapas ajudam em 100% á vida de um amante de Bienal. Faça a sua listinha em casa das editoras que deseja visitar, chegando na Bienal pegue o mapa e marque todas as editoras, assim você vai passear sabendo para onde está indo e não igual uma barata tonta seguindo os outros ;)

17. Fique atento as promoções, algumas realmente valem á pena. Enquanto outras só parecem boa. Então faça uma lista com o valor dos livros para não caírem nas falsas promoções de black friday, tudo pela metade do dobro. 
A Intrínseca sempre tem livros de R$5,00 e R$10,00 e as vezes tem títulos bem interessantes por esse valor. Outras editoras, como a Record e a Jangada, fazem desconto progressivo em cima dos livros. 
A Ler Editorial também já anunciou diversas promoções, inclusive de ingressos para quem desejar voltar outros dias. 
Então fique atento para pegar promoções e brindes também, legais. 

18. Quem não quer marcadores? Todos ficam pensando em chegar no stand e catar todos os marcadores que acharem por lá. Mas vamos pensar um pouquinho no amigo? Não precisa pegar só 1, pode pegar mais (sei que gostam de trocar na internet e com os amigos), mas não precisam pegar todos. Pensem que tem outras pessoas iguais á vocês que estão loucos por aquele marcador. 


Você é blogueiro? Não tenha medo de chegar no stand da editora e falar. Algumas gostam bastante e tem brindes especiais para eles. Outras fazem listagens com possíveis parceiros para ações e também outras coisinhas que passem pela cabeça deles. 
Até para os autores nacionais, muitos deles fazem parceiras com blogueiros e estão sempre em busca de novos. 

Vá á todos os encontros de blogueiro que puder e se divulgue, não tenha medo nem vergonha. Faça marcadores do blog e distribua na Bienal toda! Lembre-se todos estão ali por amar livros, então eles querem saber sobre livros. 

Vai que consegue possíveis parceiros nessa Bienal? 



Espero que tenham gostado das dicas! Quem não leu a outra postagem, ta aqui

Amanhã irei apresentar alguns eventos para vocês curtirem e pegarem os autógrafos dos autores nacionais <3 

Se tiverem alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou me chamar no privado (Facebook), página, twitter... Respondo tudinho. 

#TaChegando! #BienalAiVouEu

Sem comentários: